Mina de Sal de Maras

Destination Guide

Escondido nas profundezas do Vale Sagrado, situado a 3,200m sobre o nível do mar, está essa mina de sal surreal, também conhecida como Salineras de Maras, que datam períodos pré-hispanicos. Construído em encostas e formado por terrenos, mais de 4,500 lagoas de sal recebem fluxo constante de água rica em minerais de um riacho subterrâneo com origem desconhecida até hoje. As lagoas de sal são de propriedade de 600 famílias que extraem e produzem o sal famoso com técnicas ancestrais passadas de geração para geração.

História das Minas de Sal de Maras

É conhecido pelos historiadores sobre essas lagoas de sal que datam do império Inca. Através de evidências compiladas, acredita-se que a civilização Wari construíram as minas de sal em algum lugar entre 500 a 1100 a.C. Quando o Inca conquistou controle do território, eles viram grande oportunidade nas minas e começaram a supervisionar a produção e se expandir mais pela encosta. O Inca usou o sal como tempero, armazenamento de comida, e até para mumificação e cerimônias religiosas. A propriedade e a administração das lagoas foram entregues a diferentes famílias que viviam próximas à comunidade, e foram passadas até as gerações atuais.

Produção do sal

Até hoje a produção de sal não mudou e permanece como era há 500 anos atrás. Cada lagoa mede por volta 1,3 metros quadrados e alguns variam no formato. Quando as lagoas estão cheias, o riacho é fechado. Depois que a água evapora, o sal é extraído cuidadosamente com pás e ancinhos de madeira por membros da família local. Quando tudo é extraído, as lagoas são cheias com água salgada e o processo se repete de novo.

Mina de Sal de Maras

Quadriciclo em Maras e Moray

Faça essa adrenalina emocionante conduzindo quadriciclo por Maras & Moray.

View Treks

Como chegar às Minas de Sal de Maras

Localizado a 52 km de Cusco, há várias formas de chegar às Minas de Sal de Maras.

O jeito mais fácil e a melhor maneira é através de um passeio. Você tem a conveniência de ser pego no seu hotel/hostel, um guia local vai te falar tudo sobre Maras e finalmente você será deixado de volta na sua acomodação. E se você estiver buscando mais aventura no passeio, tem o fantástico Passeio de Quadriciclo em Maras e Moray que fará você aproveitar ainda mais a cultura Inca de uma forma diferente!

Se você quer ir por conta própria, como os nativos, tem uns passos a mais. Começando em Cusco, pegue uma lotada (colectivo - táxi compartilhado) para Urubamba, mas diga ao motorista que você ficará em Maras. Mesmo que as lotadas já tenham um destino final, você pode pedir o motorista para descer antes. De lá, pegue um táxi por 15 minutos para as minas de sal.

Outra opção é contratar um táxi que te leve ao local, espere por você enquanto conhece as lagoas de sal e depois te leve de volta para o destino inicial. Embora tenha a vantagem de fazer isso por conta própria, é o jeito menos popular e custa mais.

What to pack & wear